Vila Flor

Vila Flor, Terra de cores e contrastes onde o castanho do sobreiro se espraia por entre o verde-escuro das giestas, dos pinheiros, dos carvalhos, das silvas; terra de granito, fragas imponentes que a natureza esculpiu, de uma beleza ímpar, desafiando escultores; terra de tons e sabores, de cheiros que o vento arrasta. Por último, janelas rasgadas sobre o vale, povoados recheados de património, solares, cruzeiros, pelourinhos, fontes de mergulho… granito e xisto, num casamento harmonioso que o tempo foi sedimentando.


Vila Flor é um concelho único. Um pedaço de terra, quente e fria, agreste e aveludada. Um recanto batizado pela beleza que desponta do mais puro e natural e se dá a conhecer através da simplicidade das suas gentes.

Aqui, tanto se encontram espaços verdes e de culturas bem desenhados, com montanha e floresta, como de repente nos aparecem espaços rochosos e rudes de se perder de vista.

A vertente principal das paisagens respeita o Parque de Campismo e sua zona envolvente, que integra a Barragem do Peneireiro, largo artificial, o Circuito de Manutenção, a Pista de Motocross, Parque de Merendas e a Piscina Municipal que recebe os apreciadores da água e do sol nos meses de Junho a Setembro.

Ao serviço de todos quanto procurem práticas desportivas, existe no Parque, um campo de ténis e um campo de futebol de cinco. Disponibilizam-se, ainda, o Estádio Municipal e as Piscinas cobertas, a título gracioso, que constituem uma das mais importantes infraestruturas sociais do Município, permitindo uma multiplicidade de utilizações, tanto do ponto de vista desportivo e lúdico, como do ponto de vista cultural e educativo.

Nas suas diversas áreas cinegéticas ordenadas, pode usufruir-se da caça desportiva numa enorme área de sobreiros e pinheiro bravo. Tordo, pombo, rola, perdiz, codorniz, lebre coelho e javali, são algumas das espécies que os caçadores aqui encontram. A pesca é também uma atração para os adeptos desta prática, quer nas águas paradas da Barragem do Peneireiro, quer junto aos açudes das águas límpidas do Rio Tua.

A Valonquinta

A Valonquinta é uma propriedade adquirida pelo Grupo Seixas Pinto em 2013.

Localizada a cerca de 1500 metros de Vila Flor, na estrada municipal entre Vila Flor e Roios. A quinta ocupa um espaço de 20 hectares, composta por zona de mata, campos de hortícolas, olival, vinha, pomares, zona de pasto de animais e lagos. Em toda a sua área existem vários caminhos que possibilitam agradáveis percursos pedestres, passeios a cavalo, bicicleta ou mesmo Moto 4. A diversidade de espécies de árvores e animais proporciona uma componente pedagógica a quem nos visita, nomeadamente os mais novos, podendo comparar no terreno as várias espécies.

A área coberta da Valonquinta ocupa mais de 1000 m2, composto por zona de quartos, salão de jogos, biblioteca, sala de jantar, copa e cozinha, várias salas de estar e leitura, bar, lavandaria, cozinha de fumeiro e churrasqueira. Todas estas peças se distribuem em quadrado resultando assim um excelente pátio em granito na zona central com cerca de 500 m2, dispondo na zona central uma nora de onde jorra agua de uma forma constante, além de piscina e jacuzzi.

Tem alguma dúvida, questão e/ou sugestão?

Todos os Direitos Reservados, Valonquinta  |  Powered by QC

Licença RNET  |  Nº 7418